Páginas

Professora Claudia

Professora Claudia
FAÇA SUA AULA CANTADA E ENCANTADA

terça-feira, 27 de outubro de 2009

A pizzaria das FRAÇÕES se transformou em uma DOCE aula”.



Quando os alunos vão aprender o conteúdo “Frações”, se apavoram achando que é uma assombração que veio para complicar sua vida matemática. Mas confeccionamos na aula de educação artísticas pizzas para o estudo das frações e simulamos a aula como se estivéssemos em uma pizzaria calculando quantos pedaços de pizzarias cada um ingeria.
Foi agradável e divertido! Ufa!! E o grande susto foi desvendado, onde os alunos acharam maravilhoso aprender o conceito de FRAÇÕES!
Segundo Dewey, o aprendizado só ocorre quando há uma situação de problema real para se resolver. Com base nos conhecimentos teóricos e na experiência prática é possível solucionar o problema passando por cinco fases: caracterização da situação problemática; desenvolvimento da sugestão, observação e experiência; reelaboração intelectual; e verificação dos resultados. Dando continuidade ao trabalho de frações, os alunos começaram a trabalhar a adição e subtração de frações com barras de chocolates.

AULA DE PINTURA -Professora Claudia Santos e o aluno Henrique Henning



O aluno Henrique Henning da 3ª série da turma 31 aceitou o convite para ministrar junto com a professora Claudia uma aula de pintura em telas nas três terceiras séries da Escola. Os alunos interagiram de forma espetacular na proposta onde resultou em lindos quadros que foram entregues em homenagem ao dia dos Pais.
O Henrique ensinou algumas técnicas básicas de manuseios de tintas e pincéis para a realização de uma linda paisagem a ser pintada aos pais, de acordo como ele aprendeu no seu curso de Artes.
"Em quase todas as tarefas relativas às formas há milhares de elementos que por vontade humana são forçados a trabalhar em harmonia. Só pela arte se pode alcançar essa harmonia." (Alvar Aalto)
Foi uma atividade realizada com grande HARMONIA entre as turmas.

RIMANDO E CANTANDO VAMOS O MEIO AMBIENTE PRESERVANDO


Os alunos da turma 31, da 3ª série, orientados pela professora Claudia Santos, com o intuito de juntos nos conscientizarmos da importância de economizar a energia elétrica e a água, bem como reciclar o lixo. Dessa forma, estaremos mantendo um ambiente agradável e supostamente cuidando do nosso futuro.
Os alunos utilizaram as aulas de informática para digitar e estruturar o livro de poesias com o título
“Rimando e Cantando, vamos o Meio Ambiente preservando”.
Criaram músicas e realizaram diversos trabalhos de pesquisas sobre os temas abordados durante a execução do projeto “Eu cuido, tu cuidas, nós fazemos acontecer?” que foi realizado em toda Escola.


quarta-feira, 6 de maio de 2009

Concerto Musical na UFPEL


A aluna Andressa realizou uma linda apresentação no Concervatório de Música da cidade de Pelotas.
Me senti honrada com o seu convite, pois ela seguidamente levava para a sala de aula o teclado para auxiliar nas atividades musicais que realizavamos.

A música e a MATEMÁTICA



Música e Matemática

A relação harmoniosa entre sons e números.
                                                                     Miguel Ratton
Na sua definição mais simples, Música é "ritmo e som". Ou seja, é uma combinação de sons executados em determinada cadência. A importância da Matemática na Música está presente desde a concepção mais fundamental do que é "som musical" e do que é "ritmo".
Os sons com os quais podemos criar nossas músicas constituem o que chamamos de "escala musical". Eles são definidos a partir de relações matemáticas muito precisas e, quando combinados de determinadas maneiras, podem produzir resultados agradáveis aos nossos ouvidos. Essas relações matemáticas, junto com as características intrínsecas das vibrações sonoras, são a base para a "harmonia" na superposição dos sons musicais.
Por outro lado, a maneira como encadeamos os sons em nossas músicas também segue regras com fundamentos matemáticos. Todos os tipos de "ritmos" que podemos conceber musicalmente obedecem a algum tipo de divisão fracionária, cuja característica sempre está vinculada a um determinado gênero artístico ou a um tipo de cultura.
Conhecer essas influências matemáticas é, antes de tudo, conhecer a essência da própria Música.
A percepção do som
As oscilações produzidas pela vibração de um corpo (ex.: corda de violão) propagam-se pelo ar, sob a forma de ondas, e atingem nosso ouvido. O ouvido humano só pode perceber como "sons" as ondas que tenham de 20 oscilações por segundo até 20.000 oscilações por segundo. As oscilações abaixo dessa faixa são chamadas de "sub-sônicas", enquanto que as acima da faixa são chamadas de "ultra-som". Por outro lado, dentro da faixa dos sons audíveis, aqueles que têm oscilações mais baixas (de 20 a 200 oscilações por segundo) são chamados de "graves", enquanto que os que têm oscilações mais altas (de 5.000 a 20.000) são chamados de "agudos"; os sons na faixa intermediária são chamados de "médios".
Para poder detectar os sons, o ouvido possui um mecanismo bastante complexo, que envolve ossículos, cavidades e milhares de nervos. O elemento principal na detecção das oscilações dos sons é a "cóclea", uma pequena estrutura em espiral que atua seletivamente. Ao longo dela, existem milhares de fibras nervosas que agem como sensores, e transferem ao cérebro a percepção das oscilações e intensidade dos sons. Assim, um som com determinada oscilação excita sempre apenas uma determinada região de fibras nervosas da cóclea.
É essa característica exata da percepção do som pelo ouvido que faz com que a Música seja uma arte mais baseada em condições fisiológicas do que em psicológicas, isto é, a percepção musical é mais uma questão de sensação (orgânica) do que de razão (ação intelectual). Ou seja, mesmo que quiséssemos recriar a concepção de sons musicais, isso seria impossível, por causa da forma fisiológica como percebemos os sons.

A música deixa os alunos fora das drogas



Quanto mais cedo começar o treino musical maior a área do cérebro desenvolvida. Depois de aprenderem as notas musicais e divisões rítmicas os estudantes de música tiveram notas 100% maiores que seus companheiros que tiveram aulas de frações pelos métodos tradicionais.
Segundo um estudo conduzido na Universidade do Texas, alunos de música em idade escolar têm menos problemas com álcool e drogas, são emocionalmente mais saudáveis e se concentram melhor que seus colegas não músicos.
Pesquisadores acreditam que a música é uma forma superior de ensinar os estudantes primários o conceito de frações. Crianças que estudam música saem-se melhor na escola e na vida, normalmente recebem notas mais altas nos testes de aptidão escolar.
Todos os dias antes de finalizar a aula, o aluno leva o seu instrumento musical para turma acampanha-lo cantando. E ao verem os minutos musicais que proporciono na sala de aula, mais alunos ingressaram nas aulas de PIANO, TECLADO e VIOLÃO.
Teremos o programa das mães onde os alunos cantarão, alguns alunos irão realizar solos e outros participarão com seu intrumento musical.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Sua vida é uma MONTNHA RUSSA ou RODA GIGANTE?

A MOntanha Russa tudo muda de repente é um sobe e desce que assusta tanta gente
então vamos subindo pra bem alto, lá em cima tudo fica calmo, mas de repente a gente cai
parece que cai mas não cai. A MONTANHA RUSSA é igual a nossa vida TUDO é tão depressa que loucura essa corrrida, a gente vai se enchendo de alegria, nossa vida é festa todo dia. Mas
a tristeza sempre vem, parece que vem mas não vem.
Pra que tem amor a vida é mais feliz...

A turma 31 da 3ª série, da Escola São Francisco de Assis na aula de Português, fizeram um reflexão sobre a música MONTANHA RUSSA, juntos cantaram e coreografaram tornando a aula mais motivada.
Saíram lindos comentários onde os alunos disseram:
- Professora! A nossa vida é uma Montanha Russa, mas temos que ser forte e corajosos para vivermos grandes emoções e conseguir passar firmes por ela.
Outro aluno diz:
- Professora! Não podemos fazer da nossa vida uma RODA GIGANTE, por que sempre é a mesma coisa, as mesma voltas, e nunca há nada de novo e emocionante, não sentimos nada e não saímos da rotina.
Com certeza essa música e a letra da música levarão pra a vida toda na sua caminha estudantil e na sua formação como cidadãos.


sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

GRAVANDO o CD - APRENDENDO CANTANDO


No encerramento das atividades escolares os alunos da turma 31 da 3ª série, gravaram um CD com o título "Aprendendo Cantando". Foram 3 dias de gravações. Neste CD contém músicas que relatam todos os conteúdos que foram trabalhados durante o ano. Músicas criadas pelos alunos e pela professora.
Há SOLOS em homenagem a administração escolar, pela Professora Claudia.