Páginas

Professora Claudia

Professora Claudia
FAÇA SUA AULA CANTADA E ENCANTADA

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Estudando os alimentos

            Foi colocado em cima da classe de cada aluno uma folha com molde de máscara sobre os alimentos.
          Ninguém sabia qual seria a sua máscara.
          Viraram a folha e tiveram uma surpresa!!!
          Os alunos adoraram confeccionar a sua máscara. Agora cada um fará uma pesquisa sobre o benefício do seu alimento  para o nosso corpo.
          Cada aluno irá apresentar para a turma utilizando a sua máscara.
          Começarão assim:
     - Eu sou a laranja, sou importante para o corpo humano por que eu .....




Para uma alimentação rica e natural, devemos observar três qualidades de alimentos, a vegetal, a natural e a integral.







- Alimentos Vegetais - São os alimentos mais importantes, são as verduras, os legumes e as frutas. Neles você encontrará minerais, vitaminas, açucares, proteínas e gorduras, estas em baixa quantidade. São alimentos equilibrados, que devem de ser consumidos diariamente. Devendo estar presente em 2/3 de toda alimentação, ou seja no pequeno almoço, no almoço e no jantar. Para além de saborosos eles contem substancias protectoras com acção anti inflamatória, anti reumática, etc. São também indicados para pessoas obesas que necessitam de dieta, por serem extremamente saudáveis. Devem ser consumidos preferivelmente crus e muito bem higienizados.



- Alimentos Naturais - São aqueles produzidos pela natureza. Eles fornecem as substâncias necessárias para o perfeito funcionamento do organismo e sua defesa, e o organismo está apto para digeri-los, absorvê-los, metabolizá-los e eliminar o que não serve. Ao contrário, os produtos artificiais, industrializados são os alimentos que contém substâncias químicas acrescentadas, como conservantes, estabilizantes, corantes, aromatizantes, espessante. Estas substancias são prejudiciais a saúde , capazes de provocar intoxicações, alergias, e muitos outros problemas, inclusive o câncer. Nesta categoria estão o açúcar refinado, os doces, as bebidas artificiais, a margarina, os enlatados em geral, produtos nada saudáveis, que devem ser evitados.



- Alimentos Integrais - Este é um item a parte e que merece especial atenção, por isso logo abaixo você encontrará vários exemplos destes alimentos. Alimentos integrais são aqueles mantidos com a composição que recebeu da natureza, sem nada acrescentar, nem retirar. É o alimento na sua forma completa, total, com todos os seus nutrientes, necessários para o equilíbrio e bom funcionamento do organismo. São aqueles que não passaram pelo processo de beneficiamento ou refinamento. Os cereais integrais ainda possuem películas que envolvem os grãos, ricas em nutrientes como fibras (importante para manutenção e funcionamento adequado do intestino), vitaminas e minerais. São alimentos saudáveis que nos fornecem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Devem ser consumidos com regularidade, evitando-se o consumo de açucares refinados, sal refinado, etc.













2 comentários:

IRENE disse...

FOI MUITO CRIATIVA A FORMA DE APRESENTAR OS ALIMENTOS E SUA IMPORTANCIA, PARA AS CRIANÇAS.
PARABÉNS PROFESSORA CLAUDIA, MAIS UMA VEZ.

Profe Janete disse...

Adorei esta atividade...Parabéns, colega!!!